Sempre que eu posso, eu olho com cuidado o código de outros desenvolvedores, não para tentar achar falhas (para isso, basta olhar o meu), mas para tentar entender como o outro desenvolvedor realizo seu raciocínio para chegar naquele resultado final. Apesar de diversos programas realizarem as mesmas tarefas, os caminhos para se chegar até ela são diferentes. Muito diferentes.

Recentemente um código alheio me chamou atenção, porque ele era em python, usando uma interface gráfica, e bibliotecas para manipulação de arquivos em excel.
Eu resolvi refatorar o programa, para demonstrar como eu faria para reduzir o número de linhas, sem alterar (muito) a estrutura do código. Eu esperava encontrar um código amador e básico, mas para minha surpresa, o código estava muito interessante para compreender, e eu ainda tive uma ótima surpresa: O desenvolvedor usou a função de trace para realizar os callbacks de suas funções.
Pessoalmente, desconhecia a existência dessas funções e de seu uso. Para mim, foi um aprendizado enorme, já que me fez pensar fora da minha pequena bolha de pensamento, e me permitiu aumentar meu conhecimento.

Com essa história, chego a conclusão que ajudar outros developers (novos, ou experientes) nos tras sempre uma nova visão e nos possibilita crescer um pouco mais toda vez.