Desde meu último software em python, aprendi muito sobre outras linguages, paradigmas diferentes, formas diferentes de programar. Também conheci muita gente diferente, com histórias e backgrounds diferentes. Cada pessoa com quem entrei em contato, me deu a oportunidade de crescer um pouco e aprender mais sobre programação, além de ouvir histórias incríveis de outros developers.

Mas depois de melhorado um pouco em minha programação, entrei em um projeto usando python novamente. Dessa vez os requisítos eram diferentes, os usuários são muito diferentes, e as necessidades e dificuldades também. O desafio com certeza é maior dessa vez.

Para começar a esquentar novamente, Abri um diretório novo apenas para criar testes de componentes que eu poderia usar em python. Em um primeiro momento, usar a biblioteca tkinter me pareceu uma boa opção. Criei inúmeros testes para poder testar até onde eu poderia ir, e o que eu poderia fazer. Após alguns testes, o uso do tkinter me pareceu um pouco mais limitado, e "feio" (eu sei que feio é um conceito pessoal... mas mesmo assim, achei que nao satisfaria as necessidades). Acabey trocando para wxpython. Visualmente ele chega mais próximo do visual do sistema operacional, e acabou sendo mais fácil de usar e implementar o que eu precisei. Não tenho nada contra tkinter, mas para este projeto, wxpython resolveu melhor meu problema.

Depois de um tempo refazendo alguns componentes, e reescrevendo a interface do usuário, comecei a sentir que meu trabalho realmente estava avançando. Acho muito bom poder expandir e melhorar os meus widgets, mas quando as deadlines estão chegando, ter as ferramentas já prontas é muito bom.

Do ponto de vista técnico, python não responde tão rápido no meu editor, vscode (ou, o vscode não responde tão rápido quando está trabalhando com python). Como estou atrás de uma rede fecahada, e cheia de bloqueios, nunca sei se o problema é dos softwares, ou da rede (ou dos dois).  Mas sempre tendo o site da documentação aberto ao meu lado facilitam muito o trabalho.

Depois de um mês analisando o processo, e trabalhando em um protótipo funcional, posso dizer que trabalhar usando python ainda é uma tarefa agradável. A facilidade de instalação de pacotes é muito simples.

Além de todo o meu saudosismo ao trabalhar em python, eu tive o prazer de trabalhar usando Anaconda, programa para instalação e gerenciamento de pacotes e ambientes virtuais de python. Minhas experiências passadas não necessitaram de um gerenciador de pacotes assim, e o ambiente foi o próprio ambiente default, já que o python havia sido instalado apenas para este propósito.

Analisando essa pequena jornada em python, posso perceber que apesar de não ser a minha linguagem principal, ainda me deixa trabalhar sem ficar se metendo no meio do trabalho, atualizando desnecessáriamente, etc.

E sim, python ainda tem um grande futuro pela frente.