Dark patterns são aquelas práticas que levam o cliente/consumidor ao engano, induzindo a compra de pacotes/planos/produtos diferentes do que se gostaria. Essas técnicas são muito usadas em diversas stores físicas e virtuais. Mas no aeroporto, eu não tinha visto (apesar de provavelmente existirem a muito tempo).
É difícil definir quando algum site está usando um dark pattern, ou apenas é um erro de design. Neste caso, creio que seja o uso de dark patterns, visto que não encontrei este mesmo problema em sistemas de outras companias aéreas (ainda).

Viajando Para o Rio de Janeiro, fui fazer o check-in para escolher os assentos e imprimir o meu bilhete, resolvi ir direto ao totem de atendimento. Quando comecei a usar o terminal, percebi que a interface era confusa (mas isso pode ser um problema de design, e não uma má prática), Entrei meus número de documento, e fui para a segunda tela. Aí começaram meus problemas. A primeira coisa que percebi foi que, na escolha dos assentos, na tela principal, é mostrado somente as poltronas especiais (que é cobrado um adicional por assento), e eu acabei encontrando na última fila, um lugar disponível, que era comum. Então fui para a segunda tela. Igual a anterior, para escolher o assento, do segundo voo, mas dessa vez não haviam lugares vagos.  Olhei com muita cautela todos os assentos para ver se não era eu que estava enganado, mas não... não estava. Então comecei a olhar toda a tela. O guia na parte superior, indicando em qual passo do processo eu estava, na direita encontrei um desenho de um avião, e um botão com uma seta para baixo. Tanto o avião, quanto o botão estavam em cores diferentes, não chamativos. Despercebidos, se você considerar que todos os botões usam a cor da compania aérea (exceto esses dois elementos). Apertei o botão, imaginando que eu iria para o próximo passo, mas para minha surpresa, ele foi para a outra seção do avião, onde estavam os assentos comuns. Poderia ter sido um erro de design, mas a escolha da cor, posição e tamanho do botão estavam foram do padrão do resto das telas.
Não vejo problema em ser oferecido o "upgrade" dentro do app da compania, mas a forma como isso é feito deve ser clara para o usuário. O dark pattern usado nesse caso é o de misdirection, quando o fornecedor esconde e guia o usuário para outro produto, mais caro, que deseja vender.

Apesar de ficar muito claro, depois de se compreender como funciona, a quantidade de usuários que não estão familiarizados com o check in pelo totem são induzidos a fazer a compra do outro assento, dificultando a escolha dos assentos préviamente pagos.

Todas as informações referentes aos tipos de dark patterns podem ser encontradas no site DarkPatterns