Este artigo foi publicado originalmente em 11/05/2018

Estou Lançando meu primeiro curso de Linux e shell Script. Ele é Gratuito e está disponível online para todos!

Mas é grátis mesmo?

Sim! Todas as aulas são gratuitas e estão disponíveis no github. Você pode aprender no seu rítmo, naquele horário que você tem uma folga, sabe?

E para quem é voltado o curso?

Qualquer um pode fazer o curso, mas ele foi projetado para atender principalmente profissionais de TI que conhecem um pouco de linux modo texto: como editar um arquivo, trocar de diretório, compactar arquivos. Não precisa saber nada de muito complexo, porque vamos rever alguns comandos importantes nas primeiras aulas.

E como funciona?

Não precisa se inscrever, nem fazer cadastros. Tudo o que você precisa fazer é acessar a página do projeto no github, e ir fazendo as aulas no seu rítmo. Cada aula tem uma parte teórica no começo, seguido de alguns exercício para fixar o que aprendeu, seguido de uma seção de desafios que servem para testar sua habilidade de buscar informações e abstrair conceitos.

E se eu precisar de ajuda?

Dentro do projeto de cada aula, no github, você vai encontrar uma aba chamada wiki, que vai conter informações importantes para a aula, materiais extra, e vídeos onde eu resolvo alguns exercícios mais complexos ou demonstro algum conceito que seja relevante para a aula e/ou para o curso.
Caso você precise de ajuda, abra um issue no github, ou entre em contato comigo.

Eu nunca usei linux, e nem sei programar. Este curso é para mim?

Talvez. Se você nunca usou linux, você pode usar uma máquina virtual para instalar uma versão do linux sem alterar seu sistema operacional principal. Eu até fiz um post sobre isso aqui no meu blog.
Depois, acesse a primeira aula e tente acompanhar. Se não conseguir, entrar em contato comigo e vamos conversar.

Alguma dica sobre como ir até o final do curso?

Faça um pouco a cada dia, e não deixe para fazer os exercícios apenas no dia seguinte. As vezes temos vontade de desistir. Isso é normal, tá? Depois tudo volta ao normal!

Para começar clique aqui e boa aula!