Apesar de ser um entusiasta de c#, recentemente decidi fazer alguns projetos em java. Em parte, isso veio de um necessidade que eu tenho no trabalho em desenvolver usando java. Em parte é porque eu sinto falta de desenvolvimento de aplicações desktop usando C# core. Para a criação de janelas e GUI, decidi usar a ferramenta mais avançada disponível no toolkit de java. JavaFx... E é aí que começam meus problemas...

Estava usando linux como meu sistema operacional primário e já havia tido alguns problemas com ele. Não é que ele não funcione direito, até porque para 90% dos usuários o linux vai funcionar de forma igual ou superior ao windows. Mas para desenvolver em múltiplas linguagens, usando multiplas ferramentas... ah, fica complicado. Dotnet core funciona perfeitamente no linux. mas para usar as ferramentas da versão beta, a forma "oficial" ainda é via visual studio. Não roda em linux. Quer programar em java? OK, mas se quiser usar javafx, é uma dor de cabeça enorme (e até agora não consegui resolver). Quer usar docker? A forma mais simples de começar é usando dockerhub. E tem para linux? Óbvio que não.

Pelo que vi, a melhor forma de usar qualquer ferramenta de desenvolvimento é em ambientes windows, ou MacOs. E como seria bom ter um MacOs no momento...]

Para desenvolvimento de aplicativos (android e iOS) você VAI PRECISAR de um computador da apple. Nem que seja apenas para compilar o projeto. Fica difícil conseguir usar linux assim.

Eu gosto muito de linux. A liberdade, a customização, a velocidade, etc... sempre me chamaram muita atenção no sistema. Mas para desenvolver, da forma que eu desenvolvo hoje, realmente não está dando certo.

Agora, vou voltar a minha máquina para windows, instalar todos os drivers, instalar todas as ferramentas de novo, as fontes do sistema, etc.. e não conseguir usar um instalador de pacotes que seja fácil de usar. Sim, existe o "choco install" mas ele sempre está bem dessatualizado. Até o macOs tem o homebrew, mas o windows ainda está preso naquela fórmula antiga de baixar o pacote, executar o instalador, next, next, desmarca checkbox de instalação de outras coisas que não quero, next, finish.
E as atualizaçãoes então?! Quanta dor de cabeça para fazer tudo funcionar direito.

Pelo visto vou precisar de outro notebook para poder programar com a agilidade e conforto que eu busco. mas até lá, vou ficar preso no windows novamente.