Este artigo foi publicado originalmente em 06/05/2018

Estou montando uma série de vídeos para ensinar o básico de shell scripting. Como o sistema operacional vai ser linux, vou usar máquinas virtuais para esta série de vídeos.

Eu optei por usar o vmware player como programa de virtualização porque ele é mais simples para instalar e configurar o linux. Um dos principais recursos no vmware workstation player é que ele tem uma função para instalação simplificada. É essa opção que vamos aprender a usar neste artigo.

Baixando e instalando o vmware player

Acesse o site da Vmware, e clique em downloads, no painel na esquerda. Na tela que aparecer, clique em Workstation Player  (Que fica sob o menu Free Products Download).
Escolha a opção para seu sistema operacional, clicando no botão azul correspondente. Faça o download do arquivo. Execute e instale o programa baixado. No final, será solicitado que você reinicie o computador.

Baixando o Sistema operacional


Para baixar o sistema operacional, você vai precisar de um arquivo .iso contendo a imagem do sistema. Você pode baixar diversos sistemas diferentes, mas hoje vou mostrar como baixar um ubuntu versão desktop.
Acesse o site do Ubuntu, e clique botão que sinaliza o download da versão mais recente ("Download 18.04 now", na data em que este artigo foi escrito).
Na janela que aparecer, escolha Ubuntu Desktop.
Clique no botão de download, e procure pelo link "Not now, take me to the download", ou escolha um valor para contribuir com o projeto clicando em "pay with paypal".

Instalando


Depois do download terminar, abra o vmware workstation, que foi instalado anteriormente, e clique em  Create a new Virtual Machine.
Na janela que abrir, selecione a opção Installer disc image file (iso) e clique em Browse. Escolha o arquivo iso que você baixou do site do ubuntu.
Na tela seguinte, os dados pedidos são nome completo, usuario,senha e confirmação de senha. Preencha os dados para que o programa saiba como configurar o seu usuário inicial. Clique em avançar.
A próxima tela pede um nome e um diretório para salvar a sua VM. Pode deixar como está e clicar em Next.
Escolha o tamanho do HD virtual. Se possível deixe como está, e clique em Next.
Essa última tela é a tela de resumo, antes de criar tudo o que é necessário. Você pode customizar as configurações se desejar. Clique em Finish.
O vmware vai pular todas as etapas de instalação e confiuração, e vai instalar o sistema operacional. Se alguma janela perguntar se deseja instalar alguns programas, clique em sim, e continue. Ao final da instalação, você terá sua máquina virtual funcionando.